Loading...

Por que devo automatizar meu aquecedor solar?

Cada vez mais as pessoas estão comprando aquecedor solar para chuveiros e torneiras, são muitos os benefícios que um aquecedor solar proporciona, entre eles o conforto.
Os clientes que compram o aquecedor sempre nos perguntam: Por que devo automatizar meu aquecedor solar? Quais são as vantagens?
Para responder estas perguntas, primeiro preciso esclarecer alguns pontos importantes.
O Aquecedor solar é formado de coletores e reservatório térmico (Boiler). Os coletores tem a função de absorver a radiação solar e aquecer a água, já o reservatório térmico tem a responsabilidade de manter a água aquecida por um período de tempo. Logo, percebemos que é necessário a radiação solar para que os coletores possam aquecer a água, caso o dia esteja nublado ou chuvoso, com baixa incidência de radiação solar, o aquecimento não ocorrerá de forma satisfatória.  Por isso é importante ter sempre um apoio elétrico nos aquecedores solares e é nesse ponto que entra a automação do sistema.
 
Respondendo à pergunta, é importante automatizar o aquecedor solar porque quando não houver incidência de radiação, ou seja, dias nublados e chuvosos, o apoio elétrico precisa entrar em ação. Dentro do Boiler, já vem uma resistência elétrica que precisa ser comandada de forma manual ou automática.
Manual – Quando for tomar uma banho, e perceber que a água não está na temperatura ideal, será necessário ligar a resistência manualmente no disjuntor. E aguardar em média 30 a 40 minutos para aquecer, o tempo depende da temperatura da água e do tamanho do boiler. A desvantagem é que se esquecer a resistência ligada, ela vai consumir energia elétrica desnecessária e tem que esperar a resistência elétrica aquecer para que possa tomar banho, se você estiver com pressa, terá que tomar banho frio.
Automático ou automatizado – Um acessório conhecido como “Timer” ou” controlador digital”, é instalado em seu aquecedor e ele tem a função de manter sempre a temperatura da água ideal para banho conforme a sua necessidade. Na prática este acessório, o controlador digital, verifica a temperatura da água através de um sensor que é instalado no Boiler, e se a temperatura estiver abaixo de 45°, por exemplo, ele acionará a resistência elétrica até chegar na temperatura alvo, 45º.
Um outro recurso muito interessante, deste acessório, é que você pode programar  eventuais horários de banhos, por exemplo: Vamos imaginar que os horários de banhos mais frequentes sejam das 7:00hs as 8:00hs e das 18:00hs as 20:00hs, então, para que a resistência não fique ligando sem que tenha necessidade, o controlador só vai ativar a resistência elétrica nos horários programados, se necessário, assim, não precisa se preocupar se a água do seu banho estará quente quando chegar em casa , exausto, depois de um dia de trabalho. Talvez, você esteja perguntando e se eu precisar tomar uma banho fora dos horários de programação e devido à baixa radiação solar a água não esteja quente? Simples, você aciona a resistência manualmente e quando chegar na temperatura ideal programado, a resistência será desligada pelo controlador automaticamente e só ligará novamente no próximo horário da programação.
Então, quais as vantagens em automatizar seu aquecedor? Ora, a principal é que você não tomará banho frio, mesmo em dias de chuva, nublados e ou no inverno rigoroso. Outra vantagem é que a resistência elétrica ligará apenas se necessário evitando o consumo de energia. Estes acessórios que automatizam seu aquecedor solar, tem um display onde você pode visualizar a temperatura da água do Boiler. Outro fator importante é que você não precisa se preocupar se água estará quente ou não quando for tomar uma banho quando acordar para ir ao trabalho ou a noite quando chegar do trabalho, o controlador digital se encarrega de manter sua água quentinha quando não houver radiação solar o suficiente para aquecer. Assim automatizar seu aquecedor solar é importante para seu conforto e economia.
O valor deste acessório mais a mão de obra de instalação varia em torno de R$ 350,00. É um produto que agrega benefícios e aumenta o conforto do seu banho.
Durante o ano todo, a média de uso da resistência elétrica é muito baixo, pois temos o privilégio de morar em um país que tem muita radiação solar durante todo o ano.