AQUECIMENTO SOLAR
Um sistema básico de Aquecimento de água por Energia Solar é composto de coletores solares (placas) e reservatório térmico (Boiler).
As placas coletoras são responsáveis pela absorção da radiação solar. O calor do sol, captado pelas placas do aquecedor solar, é transferido para a água que circula no interior de suas tubulações de cobre.

O reservatório térmico, também conhecido por Boiler, é um recipiente para armazenamento da água aquecida. São cilindros de inox isolados termicamente com poliuretano expandido sem CFC, que não agride a camada de ozônio. Desta forma, a água é conservada aquecida para consumo posterior. A caixa de água fria alimenta o reservatório térmico do aquecedor solar, mantendo-o sempre cheio.

Em sistemas convencionais, a água circula entre os coletores e o reservatório térmico através de um sistema de circulação natural chamado termossifão. Nesse sistema, a água dos coletores fica mais quente e, portanto, menos densa que a água no reservatório. Assim a água fria “empurra” a água quente gerando a circulação.

A circulação da água também pode ser feita através de moto-bombas em um processo chamado de circulação forçada ou bombeada, e são normalmente utilizados em piscinas e sistemas de grandes volumes.
Visão Lateral
Quando os raios do sol atravessam o vidro da tampa do coletor MASTERSOL, eles esquentam as aletas que são feitas de cobre ou alumínio e pintadas com uma tinta especial e escura que ajuda na absorção máxima da radiação solar. O calor passa então das aletas para os tubos (serpentina) que geralmente são de cobre. Daí a água que está dentro da serpentina esquenta e vai direto para o reservatório do aquecedor solar.

Os coletores MASTERSOL são fabricados com matéria-prima nobre, como o cobre e o alumínio. Recebem um cuidadoso isolamento térmico e ainda vedação com borracha de silicone. Eles têm cobertura de vidro liso e são instalados sobre telhados ou lajes, sempre o mais próximo possível do reservatório térmico.

Todos os modelos de coletor MASTERSOL, quando comprados em conjunto com reservatórios térmicos, vêm também com uma válvula anti-congelamento, importante acessório que protege o coletor contra avarias provocadas pelo congelamento da água.

O número de coletores MASTERSOL a ser usado numa instalação depende do tamanho do reservatório térmico, mas, pode também variar em função do nível de insolação de uma região ou até mesmo de acordo com as condições de instalação.
Visão Lateral
O reservatório térmico é uma caixa d’água especial cuja função é manter quente a água depois desta passar pelos coletores solares.

Esses cilindros são fabricados em aço inox, recebendo isolamento térmico em poliuretano de alta densidade e acabamento em alumínio.

A maioria dos modelos dos reservatórios térmicos MASTERSOL vem com sistema auxiliar de aquecimento elétrico, mas, também podem ser fabricados com sistema auxiliar a gás ou até mesmo sem esses recursos.
Visão Lateral
Para garantir que nunca haverá falta de água quente em uma residência, todo Aquecedor Solar traz um sistema auxiliar de aquecimento.

Quando o tempo fica muito nublado ou chuvoso por vários dias, ou quando a casa recebe visitas e o número de banhos fica acima do dimensionamento inicial, o sistema auxiliar - que pode ser elétrico ou a gás - entra em ação.

Existe ainda a possibilidade de usar o chuveiro elétrico, normalmente, sem complicações.

Mas a verdade é que, com o nível de insolação do Brasil, o sistema auxiliar de aquecimento é acionado poucos dias por ano.
Visão Lateral

Endereço
Mastersol Ind. e Com. de Aquecedores Solares Ltda. ME
Av. Ipanema 5.085 - Jardim Ipanema Ville - Sorocaba/SP | CEP 18071-801

Telefone: (15) 3223.4641 - Fax: (15) 3213.7644

Mastersol Aquecedores
A Mastersol reserva-se no direito de alterar qualquer informação sem aviso prévio
Desenvolvimento de Sites por QubeDesign
A Empresa | Reservatórios Térmicos | Coletores Solares | Acessórios | Aquecimento Solar | Revendas | Contato